Evoluto Solutions SAP Advisory and Training
Evoluto SolutionsEvoluto SolutionsEvoluto Solutions
(Seg a sex)
Bl 4 Evolution V - Sl 104 B. da Tijuca
Evoluto SolutionsEvoluto SolutionsEvoluto Solutions

O que faz um profissional SAP?

Quem quer ingressar na carreira como consultor precisa entender melhor o que faz um profissional SAP. Muitas empresas buscam por pessoas qualificadas para ocuparem essas vagas, mas nem sempre encontram.

O SAP é um sistema ERP que chegou no Brasil há mais de 20 anos, e que ganha mais adeptos o tempo inteiro. São empresas em busca de soluções para seus negócios, e que recorrem a esse eficiente software de gestão.

Para conseguir usufruir de toda a capacidade que esse complexo sistema oferece, as empresas buscam por consultores que consigam criar módulos e adaptar o SAP as necessidades da marca.

Entenda melhor o que faz um profissional SAP, e descubra se você tem condições de ingressar nessa carreira, que pode lhe rende rum ótimo futuro profissional.

Descubra o que faz um profissional SAP, e quais as qualificações mais importantes!

Quando uma empresa deseja instalar um sistema ERP, ela precisa de um especialista para ajudar. No Caso do SAP, não só ele precisa ser instalado, como também modulado, ou seja, adaptado as necessidades da empresa.

É justamente isso que o consultor SAP faz quando é contratado. Ele auxilia a empresa desde a implementação do sistema até todo o seu ajuste para encontrar os resultados esperados.

Existe uma variedade muito grande de profissionais que atuam com SAP! São aproximadamente 19 perfis distribuídos nas seguintes categorias: Funcionais, Gestão, Técnicos, Comerciais e Executivos.

Mas, se você é iniciante, eu sugiro que você conheça primeiro um dos em um dos cinco perfis abaixo, pois, foi por ai que a grande  maioria dos profissionais que trabalham com SAP começaram:

Profissionais Funcionais – São profissionais com conhecimento dos processos de negócios e sua principal função é traduzir os requisitos de negócio de uma empresa para as soluções SAP. Normalmente são profissionais da consultorias e conhecem sobre a configuração do sistema.

Analistas de Negócios SAP – Profissionais com conhecimento dos processos de negócios, sua principal função é garantir que os requisitos das áreas negócio estão sendo atendidos. Normalmente são profissionais de SAP nas empresas e não necessariamente conhecem de configuração.

Programadores ABAP – Profissionais com experiência nas linguagens de programação do SAP. A mais tradicional é o ABAP porém as novas soluções usam Java e outras linguagens. Seu papel é construir desenvolvimentos que complementem as soluções do SAP.

Profissionais de Basis – Profissionais com experiência em tecnologia que são responsáveis pela instalação do sistema e gestão do banco de dados. Também trabalham com perfil de acesso.

Profissionais de BI – Profissionais com experiência em modelagem e análise de dados e informações. Trabalham provendo informações e relatórios.

Baixe Agora seu Ebook sobre o Sistema SAP!

Prepare-se para ingressar na carreira, e mostre o melhor resultado!

Para conseguir ingressar nessa carreira, e oferecer a consultoria, é necessário um preparo intenso. A começar pela formação: como dissemos, SAP é um sistema ERP complexo, e demanda conhecimento específico.

Por se tratar de uma ferramenta muito robusta, e cheia de módulos e sub módulos, a formação é essencial. Existem cursos que são oferecidos especificamente para quem quer dominar esse software.

  • Academia:

As academias são os cursos que garantem a certificação para se tornar um profissional SAP. Ao se matricular em uma delas, você poderá escolher, inclusive, se quer se especializar em algum direcionamento, tais como:

Conhecer a empresa para a qual está trabalhando é essencial!

As habilidades técnicas são fundamentais, mas um profissional SAP precisa conhecer muito a empresa que o está contratando, e precisa dominar a estrutura da empresa para qual está trabalhando.

Por isso, é preciso que, ao receber o projeto, o profissional debruce-se sobre ele, e entenda como funciona o negócio, e quais são as necessidades específicas dessa empresa.

A partir disso será possível definir o formato do SAP, os módulos a serem trabalhos, e quais as integrações que são fundamentais para entregar o resultado esperado pelo cliente.

O domínio dos mecanismos usados pela empresa para desempenhar a sua função ajudará a elucidar as necessidades dela. Sendo assim, dominar o chamado “core business” é crucial.

  • A importância dos processos:

Em um curso de SAP você também aprenderá sobre processos. E dominar isso é importantíssimo. Afinal, a função do profissional SAP será justamente desenvolver e integrar processos

Ao compreender sobre a empresa e entender quais são os processos executados por ela, o profissional SAP então terá a capacidade de modelar um processo de negócio, o chamado BMP (Business Model Process).

O primeiro passo para implantação do SAP S/4HANA

O primeiro passo dado por um profissional SAP quando contratado é apresentar como o SAP suporta os processos de negócio de uma organização.

Podemos considerar que essa é uma etapa chave em toda a implementação do SAP em uma corporação, pois, através dele será possível entender a configuração necessária para adaptar o SAP S/4HANA às necessidades da empresa.

É necessário que o profissional SAP faça o inventário de todos os processos realizados pela empresa, de modo a organizá-los para implementar seu sistema atual. A árvore de processos no mundo SAP se chama BPH que vem do inglês (Business Process Hierarchy)

O profissional SAP precisa dominar essas questões, e ter segurança para criar e implantar um sistema que condiz com o que o seu cliente necessita.

Quanto ganha um consultor SAP?

Se você quer se tornar um profissional SAP, com certeza carrega essa dúvida consigo: quanto ganha esse consultor?

É claro que não podemos falar em valores exatos, afinal, isso poderá variar de empresa para empresa, ou mesmo por conta do projeto, quantidade de processos a serem integrados, e capacitação do profissional.

Mas a verdade é que o salário alto é um dos grandes atrativos dessa profissão que em é uma das que mais paga na área de tecnologia.

De qualquer forma, para ingressar no mercado é necessário estudar e se preparar muito. Existem muitas oportunidades para um profissional SAP, e para conseguir agarrar uma delas você deve demonstrar preparo.

Para ajudar você nesta caminhada nós da Evoluto disponibilizamos gratuitamente o E-book sobre o sistema SAP.

Para baixar basta clicar na imagem abaixo!

Saudações,

Equipe Evoluto Solutions

1 Comment

  • Rogério Toscano

    30 de janeiro de 2019 - 10:11

    Olá Marcela, qual o seu papel na implantação? Usuária final ou key user?

Leave A Comment

Dúvidas? Envie um Whatsapp para a gente!
Clique Aqui e Envie sua Mensagem!