A importância dos Best Practices na Implantação do SAP S/4HANA!

Uma das grandes mudanças com a adoção da SAP Activate é a utilização dos Best Pratices.

No passado, a maioria das implantações realizavam workshops de desenho da solução utilizando apenas fluxos de processo ou apresentações em power point.

Estes projetos raramente apresentavam o funcionamento do sistema.

Com isso, os key users aprovavam a solução durante os workshops de forma bem subjetiva.

Toda a solução era construída sem saber se o desenho aprovado estava correto!

Eram horas e horas de configuração e desenvolvimento investidas sem ter a certeza se a solução iria realmente atender as necessidades dos processos de negócio.

Quando chegava no momento dos testes, os key users tinham o primeiro contato real com o sistema.

E o que acontecia?

Eles percebiam que não tinham entendido bem as explicações dos consultores e que a solução não estava completa ou pior, a solução estava errada e não iria atender as necessidades do negócio.

Nesta altura do campeonato, já haviam transcorridos uns 6 a 8 meses de projeto e este feedback dos key users era tudo que o gerente do projeto não queria ouvir.

Refazer a solução neste momento do projeto significa atraso no cronograma, estouro do orçamento, perda de qualidade da solução, quebra de confiança dos stakeholders entre outros problemas bem sérios que costumavam acontecer.

Mas, como mitigar este risco?

Imagina se no momento dos workshops você tivesse a oportunidade de apresentar para os key users, além dos fluxos de processo, o sistema funcionando na prática.

E se eu te disser que existe uma forma de fazer isso sem a equipe do projeto investir um tempo enorme com configuração, preparação de dados, criação de fluxos e tudo que envolve uma preparação com esta qualidade.

Esta é a principal finalidade do BEST PRACTICES trazido pela SAP Activate!

Além de mitigar os riscos no momento dos key users aprovarem a solução, o BEST PRACTICES também ajuda a reduzir o esforço de implantação pois, o sistema já vem pré configurado inclusive com as integrações entre os módulos.

Então, ativar o BEST PRACTICES passou a ser uma condição básica para todo projeto de implantação do SAP S/4HANA.

Mas, a aplicação deste conceito na prática está se mostrando mais difícil do que aparenta!

Por esta razão no treinamento Gerente de Projetos SAP Activate nós explicamos a forma certa de utilizar o best practices e extrair o melhor deste excelente acelerador que a empresa SAP disponibiliza.

Equipe SAP Evoluto Solutions